Nesse vídeo, falo sobre o pulso e sobre formação de compassos, mostrando na bateria e no baixo, exemplos rítmicos e melódicos para explicar a teoria
Nesse vídeo, eu explico na prática as figuras rítmicas com a bateria e com o baixo.
A aplicação das figuras ritmicas foram feitas com base no compasso simples, mais especificamente no compasso de 4 tempos , o 4 por 4.
As figuras ritmicas são: Semibreve (4 tempos), Mínima (2 tempos), Seminima (1 tempos), Colcheias ( 2 toques por tempo), Semicolcheias (4 toques por tempo), Fusas ( 8 toques por tempo), Semifusas (16 toques por tempo).
Uma breve explicação sobre as diferenças de sonoridade e sensações dos compassos composto e simples.
No compasso composto a subdivisão do tempo é sentida em 3, é ternaria, enquanto no simples é sentida em 2, é uma divisão binária.
Essa diferença é percebida nas músicas que ouvimos.
Nesse vídeo, explico a sonoridade da tercina de colcheias e da sextina de semicolcheias no compasso composto, que é o compasso de origem dessas figuras, e no compasso simples, onde é possível encaixá-las e obter uma sonoridade bem legal e bastante usada nas músicas.
Seja no compasso simples, seja no compasso composto, ou para formar compassos irregulares, essas formas de contagem de tempo sempre são usadas: binário - 2 tempos, ternário - 3 tempos, quaternário - 4 tempos.
Essa aula é um complemento da aula passada, onde falei sobre os compassos binário, ternário e quaternário.
Aqui, mostro como marcar ou descobrir os compassos através do movimento de reger os tempos, muito interessante para praticar com músicas que você está tirando, ou apenas ouvindo.
Nesse vídeo, mostro através de exemplos na bateria, a sonoridade da cabeça de tempo e do contratempo, usando semínima e colcheias.